Movimentos que precedem a Rede APA foram os relacionados a Agricultura Alternativa e da Luta pela Reforma Agrária no Estado de São Paulo
I ENA – Encontro Nacional de Agroecologia
I Encontro Internacional de Agroecologia em Botucatu – Primeiro grupo de discussão sobre articulações de Agroecologia e Produção Orgânica no Estado de São Paulo
I Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em 2002, onde foi formado a GAO (Grupo de Agricultura Orgânica), que se articulou para se discutir também a implementação da lei federal de orgânicos. Dentro do GAO, criou-se um grupo de certificação participativa, modelo já implantado na região sul do país pela Rede Ecovida.
A Rede APA se fortalece a partir de um projeto apoiado pela DATER da Secretaria da Agricultura Familiar – MDA, capitaneado por pesquisadoras do IEA – Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo.
Foram definidas 8 regiões de atuação, dentro do estado: Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Mantiqueira-Mogiana, Vale do Ribeira, Andradina, Itapeva, Ibiúna, Riberão Preto e Pontal do Paranapanema. Durante este período foram realizados diversos eventos massivos no formato de encontros estaduais, bem como houve a participação de Rede APA em atividades nacionais de construção da Agroecologia no Brasil.
Durante o I Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Rural na ESALQ, Piracicaba, foi realizada uma oficina em que pela primeira vez os diversos grupos regionais presentes no evento se encontraram e trocaram experiências. Este foi considerado o I EAPA (Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia), que incorporou a região de Americana-Piracicaba ao processo de articulação da Rede. O evento lançou algumas questões a respeito da estruturação da APA e o papel das entidades oficiais.
Já no II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, realizado em Botucatu pelo Instituto Giramundo Mutuando, com financiamento do Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, foi realizado o II EAPA (Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia), com destaque para o projeto da Rede Mantiqueira-Mogiana e Pontal do Paranapanema, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa do Meio Ambiente e CNPMA-EMBRAPA.
O III EAPA aconteceu na Fazenda Iperó, por indicação da rede, no município de mesmo nome, organizado com o apoio do IEA (Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo).
O IV EAPA aconteceu em Botucatu, sendo preparatório para o II Encontro Nacional de Agroecologia-ENA. Neste evento, embarcam na articulação as regionais do Vale do Ribeira e Iaras, Itapeva e Bauru (Centroeste). Foi também incorporado o grupo Ubatuba (Litoral Norte) e foi criada a Juventude da Articulação Paulista de Agroecologia-JAPA.
Foi marcante a realização do projeto “Fomento à rede de pesquisa participativa e ATER agroecológica através da formação de agentes agroflorestais no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia”, realizado pelo IEA e Instituto Giramundo Mutuando, com apoio do CNPq, por meio do qual a Rede APA se fortaleceu.
A UFSCAR sediou o I Fórum Paulista de Agroecologia e V EAPA, em parceria com diversas organizações do Estado. Nesse evento foram realizadas conferências, oficinas, mini cursos e o seminário de encerramento do Projeto – Fomento à rede de pesquisa participativa e ATER agroecológica, além de apresentação de trabalhos científicos e da realização da plenária da Rede APA e ABA-Agroecologia São Paulo-SP.
O II Fórum Paulista de Agroecologia e VI EAPA foi organizado pela UFSCAR, Instituto Giramundo e outras organizações. O objetivo do evento foi fortalecer o intercâmbio em Agroecologia por meio de um carrossel de experiências sobre: Sistemas de Garantia da Qualidade Orgânica/Agroecológica e acesso a mercados, Articulação em rede, Gênero e meio rural; e Sementes, além de outros temas livres tais como Ensino, pesquisa e extensão; agroecologia urbana e Juventude e meio rural.
For realizado uma reunião da Rede APA com objetivo de criar uma Coordenação Ampliada da articulação, sendo composta, inicialmente, por cerca de 77 organizações da sociedade civil e representações do poder público ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.
Houve intenso processo preparatório para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), envolvendo o debate entre dezenas de organizações que compõem a coordenação ampliada da APA sobre a participação do Estado de SP no III ENA.
Neste ano foram realizados os seguintes eventos:
- IV Encontro da Coordenação Ampliada da APA, no Assentamento II Sumaré-SP.
- Oficina da Consulta Pública da minuta da PEAPO – Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica com objetivo de debater e sugerir propostas de diretrizes, princípios e ações da política.
- Caravana Agroecológica e Cultural rumo ao Vale do Ribeira-SP, composta por cinco rotas com locais de partida e trajetos distintos no sudeste brasileiro (Alegre-ES; Seropédica-RJ; Uberlândia-MG; Sete Lagoas-MG; Sandovalina-SP). De forma simultânea, cada uma fez um roteiro de visitas diferente a experiências de produtores agroecológicos no estado de São Paulo, identificando também as ameaças e situações de conflito que envolvem os territórios onde estas experiências estão situadas. Todas estas cinco rotas convergiram para um mesmo ponto de encontro: o município de Barra do Turvo, localizado no Vale do Ribeira – SP.
Participação da Rede APA no II Seminário Nacional do PLANAPO – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em Jaguariúna-SP, na Vila Yamaguishi.
Elaboração de Carta com propostas da articulação paulista de agroecologia –Rede APA para as/os candidatas/os ao governo do Estado de São Paulo e aos cargos de deputadas/os estaduais e federais nas eleições 2018.
Reuniões da Coordenação Ampliada e Núcleo Executivo da APA com intuito de construir propostas para a Política Estadual de Redução de Agrotóxicos (PERA). Além disso, outros eventos permearam a APA, como o Festival de Agroecologia de Valinhos-SP e o evento sobre a PERA na ALESP.
Reunião On Line Coordenação Ampliada da Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA), para debate sobre os retrocessos da política de agricultura familiar e agroecologia no Brasil e nos diversos territórios do Estado de São Paulo, assim como o impacto da COVID 19. Foi preparatório para reunião de análise de conjuntura da ANA – Articulação Nacional de Agroecologia.
Reuniões da Coordenação Ampliada e Núcleo Executivo da APA, para uma retrospectiva do ano de 2021e o planejamento do encontro da APA em 2022.
Processo de sistematização de políticas municipais de Agroecologia no âmbito do Projeto Agroecologia nos Municípios, culminando no Seminário Nacional sobre a Iniciativa Agroecologia nos Municípios, organizado pela ANA.
Foi realizado o VII EPA (Encontro Paulista de Agroecologia) entre 3 e 5 de novembro de 2023 no município de São Roque, com o apoio central da prefeitura do município, do Instituto Federal do Estado de São Paulo – Campus São Roque e proreitoria de extensão do IFSP, Instituto Giramundo Mutuando e financiamento do MDAF – Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, entre agricultores/as familiares, estudantes, ténicos/as, pesquisadores/as e consumidores/as.
Campanha Agroecologia nas Eleições Municipais.