Sobre a APA SP
A APA – Articulação Paulista de Agroecologia é uma rede iniciada em 2001, formada por profissionais, entidades e movimentos que, por meio dos princípios e métodos da Agroecologia, apoia famílias agricultoras e camponesas e fortalece redes regionais no Estado de SP.
A APA busca articular, fortalecer e fomentar iniciativas que abordem os temas relacionados à Agroecologia, tais como: Desenvolvimento Rural Sustentável, Soberania e Segurança Alimentar, Economia Solidária, Agriculturas de base Ecológica, Memória Biocultural, Participação Social e Democracia Radical, Gênero e Juventude Rural, entre outros.
O propósito central da Rede APA é o de ser um espaço de valorização das experiências referenciais e reconhecimento das demandas comuns da Agricultura Familiar e Camponesa de base ecológica e dos movimentos sociais do campo e da cidade, buscando neste processo o fortalecimento mútuo através da troca de saberes, realização de ações de caráter local, regional e estadual, defesa dos direitos, mobilização social e formulação de políticas públicas.
A Rede também faz parte da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA e da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, redes de âmbito nacional que congregam movimentos sociais e de setores de pesquisa e ensino ligados à temática da Agroecologia.
São objetivos da Rede APA:
– O fortalecimento da Reforma Agrária Popular, Solidária e Agroecológica;
– O desenvolvimento técnico e a construção do conhecimento Agroecológico;
– O apoio à transição agroecológica e ao consumo responsável;
– O fortalecimento mútuo de redes, entidades e processos locais de articulação em torno da Agroecologia;
– A promoção do bem estar, da saúde, do desenvolvimento sócio econômico e cultural da população rural e urbana;
– O apoio ao acesso e incidência na formulação de novas políticas públicas locais, estaduais e federais;
– O debate e o apoio ao ensino e pesquisa em Agroecologia, em ambientes formais e informais;
– A organização dos setores de produção, logística e abastecimento público, promovendo a viabilização econômica para agricultores familiar agroecológicos e empreendimentos de economia solidária relacionados.
Histórico da Rede APA
No histórico da APA foram realizados diversos encontros com diferentes formatos. Estes encontros têm sido de grande importância para a troca de experiências e na sensibilização da sociedade. São eles:
– EAPA – Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia que, desde 2001, têm propiciado a troca de experiências, a semeadura de idéias e o engajamento de novos membros
– Fóruns – Fórum Paulista de Agroecologia também tem sido um espaço de diálogo entre Universidade e os movimentos agroecológicos no Estado.
– ERA – Encontro Regional de Agroecologia, que mobilizam e promovem as trocas nas regiões do estado.
– Caravana Agroecológica – As Caravanas também têm sido um importante instrumento para divulgação do tema perante a sociedade, assim como para trocas e articulações nas regiões por onde passaram.
Representação e Políticas Públicas
Outra importante frente de ação da rede APAtem sido buscar influenciar a elaboração de políticas públicas de apoio a Agroecologia no estado por meio das seguintes frentes:
– Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica – criado dentro da Assembleia Legislativa de SP para a elaboração de uma Política Estadual de Agroecologia;
– CEDAF – Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar;
– CPOrg – Conselho Estadual de Produção Orgânica;
– Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, para regulamentação da política estadual de agroecologia e produção orgânica, bem como para a construção do PLEAPO
– Plano estadual de agroecologia e produção orgânica;
– Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SP).
Todas estas ações descritas são realizadas de forma voluntária ou, na medida do possível, com apoio de projetos das entidades participantes.